TURISMO
por M. R. Gomide
 
$visitas acessos.

"; ?>
..............................................................................................................................................................
BENFICA DESENVOLVE-SE COM AMOR PRÓPRIO
Existe um fenômeno denominado conurbação ou seja: conjunto formado por uma cidade e seus distritos reunidos numa sequencia, sem contudo se confundirem. Exemplos: Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas; Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, aqui bem perto de Benfica; Raposo, distrito de Itaperuna, RJ; Itaipava, distrito litorâneo de Itapemirim, ES. Todos esses distritos possuem vida própria socioeducativa, turística e econômica. Não se confundem com as sedes de seus respectivos municípios. Outro exemplo: Benfica e Juiz de Fora. Aliás, Benfica nem é distrito; foi... Hoje pertence ao distrito da cidade de Juiz de Fora. Alterou-se a Lei Orgânica de Minas Gerais a fim de se evitar uma futura emancipação, bandeira do extinto jornal O Pioneiro do saudoso jornalista José Alves de Castro.
No entanto, Benfica possui foros definidos de uma cidade de 40 mil habitantes, conscientes de seus deveres comunitários e de devotado amor pelo seu bairro. Os benfiquenses são unidos em defesa de sua comunidade. Quem chega, logo observa esse progresso sem inchaço. O jornal Tribuna de Minas em sua edição de 22/11/2009 publicou reportagem de página inteira e foto-destaque na 1ª página enaltecendo o desenvolvimento de Benfica. Existe um tripé destinado a essa promoção salutar: a sua Associação Comercial e Empresarial, a Associação de Moradores e o internacional site www.benficanet.com mantido pela competência e idealismo dos empresários Sander Venzi e Alessandra Patrícia. Um conjunto de exemplos positivos para muitas cidades brasileiras. Vem ver... Benfica possui três hotéis, restaurantes, lanchonetes, bancos, indústrias, comércio movimentando, receptividade e oitenta mil braços abertos esperando por você, turista amigo...

TURISMO ÉTNICO
benfica_dez_2009Na cidade fluminense de Quissamã existe a ABTE - Associação Brasileira de Turismo Étnico, reunindo afrodescendentes de escravos dos quilombos daquela região. O Brasil é um País multirracial. Um cadinho de várias descendências. Em Juiz de Fora, por exemplo, nos bairros Borboleta e São Pedro, são evidentes as tradições dos imigrantes alemães. Benfica pode incentivar o turismo étnico através da Semana Afrobenfiquense e uma Festa Italiana. Para começar, a apresentação do Grupo Tarantolato no Centro Cultural. Relação de descentes de italianos residentes em Benfica: Venzi, Maroni, Tatto, Cardinelli, Pilato, Faciroli, Frizeiro, Soldati, Menegatti, Garbero, Mazzoni, Grossi, Magina, Montessi, Perobelli, Cassino, Spinelli, Cavalheiro, Meroto, Trevizani, Bertolini, Damaso, Camato; tuto buona gente! Musicale, laborati, tarantolato... Na foto, uma panorâmica do interior do Centro Cultural de Benfica onde pode ser realizada uma parte dos eventos turísticos sugeridos.
BOM TRABALHO DO TURISMÓLOGO RODRIGO VENZI
Parabéns ao competente e dedicado turismólogo Rodrigo Venzi pelo seu importante trabalho de divulgação do turismo brasileiro no site www.benficanet.com - O Brasil será em breve, a maior potência turística do mundo. Esse "em breve" poderá ser mais breve ainda, quando o mercado de trabalho do setor se abrir definitivamente para os Profissionais em Turismo, gerando efeitos multiplicadores e empregos indiretos.

RUAS DE BENFICA
Rua Dona Ana Salles
Ana Salles de Almeida. Nasceu em Lima Duarte, Minas Gerais, em 08.05.1889. Filha de José Salles de Almeida e de Carolina Cândida de Almeida Pires. Casada com Francisco Evangelista Fonseca, membro da Associação do Sagrado Coração de Jesus. Dona Ana Salles assim tratada respeitosamente por todos, doou o terreno para a construção do Grupo Escolar de Benfica. Faleceu em 14 de setembro de 1960. Lei nº 2509 de 18.05.1966. Nome anterior da rua: A.. Na Rua Dona Ana Salles está localizada a empresa Sweet Love Telemensagens.

ASSOCIAÇÃO CENTRAL DA SOLIDARIEDADE
Com atividades em Benfica, a Associação Central da Solidariedade é uma obra filantrópica dedicada também à orientação de jovens, inclusive através de cursos. Aos mesmos é possível acrescer os de capacitação para o turismo. Visite. Rua Martins Barbosa, 639.

PONTO DE ÔNIBUS CONTINUA SEM PROTEÇÃO
Em edição passada a coluna comentou sobre o desconforto do Ponto de ônibus - central - na Rua Henrique Dias, retorno ao centro da cidade. Nenhuma providência foi tomada e a estação chuvosa já chegou. É incrível, o descaso do poder público. A empresa de ônibus concessionária da linha também poderia colaborar. Afinal, ela existe em função dos passageiros.
É importante refletir sobre os acontecimentos, a jornada do dia-a-dia e concluir ao final, que tivemos um saldo de crescimento e aprendizado. Desejamos que este Natal seja o início da construção de um caminho de amor, alegria e de esperança.
Que em 2010 tenhamos tempo para sentir toda a beleza da vida.
Que possamos sorrir e contagiar a todos com uma alegria verdadeira.
Que não sejam necessárias grandes justificativas para nosso sorriso,
apenas a brisa do viver.
E assim começamos mais um Ano, um dia que nasce, um primeiro passo, um longo caminho, um desafio, uma oportunidade e um pensamento:
Que no ano vindouro sejamos todos, Muito Felizes!

ABPTUR - Associação Brasileira dos Profissionais em Turismo
APOSTANDO NO BRASIL
Em 2010 o Brasil se destacará como o país que receberá o maior volume de investimentos turísticos da América do Sul. Principalmente da parte de três grupos europeus. O futuro do Brasil é turístico. Somos o país com as maiores reservas de água potável do mundo.

JUIZ DE FORA - DESTINO INDUTOR DE TURISMO
A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais apresentou os 11 destinos indutores de Desenvolvimento Turístico Regional. Destinos indutores são aqueles que possuem infraestrutura básica. Entre os onze municípios selecionados, está Juiz de Fora, aliás, a 2ª cidade de Minas Gerais em infraestrutura turística. Com esse reconhecimento público da parte do órgão máximo de Turismo, do governo estadual, a equipe do atual prefeito de Juiz de Fora extinguiu a Secretaria Municipal de Turismo. Vejam vocês!

MAIS BRASILEIROS PEGAM A ESTRADA
Número de turistas crescendo 83%. Rodovias são os meios usados por 65%. Levantamento procedido pelo Instituto Vox Populi por solicitação do Ministério do Turismo revela que as classes C e D (menor renda) contribuem para o crescimento do turismo no Brasil. Relembra-se que Benfica está entre duas rodovias federais de integração nacional: BR-O4O e BR-267...
publicado em 23/12/2009
M.R.Gomide – jornalista
Presidente ABRALTUR - Ação Brasil Para o Turismo
www.abraltur.com.br
mrgomide@yahoo.com.br
  
 Comente!
 
 
 topo
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com