.................................................................................................................................................................
Fique Sabendo
Semana AfroBenfiquense
Homenagem aos afrodescendentes de nossa região - 18/11/2012

2821 acessos.

Mostra de dança movimentou o Centro Cultural de Benfica com abertura da quarta edição da Semana AfroBenfiquense que teve início no último domingo, dia 18. Juntamente com o projeto Conexão de Rua (CDR) e comemorando os 17 anos do grupo Expressão e Arte, dirigido pelo coreógrafo Daniel Moreira, houve várias apresentações como jazz, ballet, dança de rua, dança de salão, e dentre elas, a participação do Grupo Over Jazz que completou 25 anos de história.

O público lotou o teatro mostrando que realmente valoriza a cultura.

No dia 24/11, sábado, às 9h, acontecerá a Diversidade Cultural, quando será formado o grupo gestor da Praça de Esportes e Cultura que está sendo construída em frente a Imbel.

E às 19h30, será entregue a Medalha Escravo Antônio. O objeto é um trabalho do artista plástico Lúcio Rodrigues. Esta homenagem que busca resgatar e valorizar a memória dos afrodescendentes da região de Benfica e este ano serão agraciados o Professor Walter (in memoriam), Dona Nininha, Nilza França, Malvina e Pelé Padeiro.

Aline Junqueira, uma das idealizadoras do projeto, afirma que não há um critério específico de seleção, a não ser uma homenagem aos falecidos, entre as cinco medalhas entregues. "Buscamos ouvir e perguntar às pessoas nos mais diversos ambientes. Tentamos diversificar, para não colocar várias pessoas que atuam em um mesmo movimento, familiares ou vizinhos na mesma edição, mas priorizamos os mais idosos". A partir daí, a jornalista e videomaker tenta localizar as pessoas e fazer as entrevistas, um processo nem sempre fácil. "Tem gente que já não mora mais na região, que já faleceu, que tem vergonha de receber a medalha. Isso é incrível, mas já nos deparamos com pessoas que não se julgavam merecedoras".

Quem quiser conferir e prestar sua própria homenagem com a presença, basta comparecer neste sábado, no Centro Cultural de Benfica, à rua Tomé de Souza, 200. Além do vídeo com os depoimentos, haverá uma participação do grupo de dança Expressão e Arte. A entrada é franca.

No dominho, 25, será exibido às 19h o filme Capitães de Areia, em sessão especial do Cineclube.

Confira as edições anteriores do evento nos links: 2009, 2010 e 2011.

Outras informações acesse o Centro Cultural de Benfica no facebook.

  
    Comente!
Comentários:

James Fernando - Barcelona - 23/11/2012
Parabéns Benficanet por mais uma vez estar envolvido neste lindo projeto que tanto nos dá orgulho. O bairro Benfica e região estão cheios de boas idéias, ótima gente e possibilidades gigantes no universo da Música, Arte, Dança, Moda, Teatro, Cinema e outras tantas. Que o Centro Cultural de Benfica continue sendo palco para todos estes verdadeiros artistas! Um abraço.
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com