Matéria Especial Benficanet - 10/04/2010
Arte de pintar com instruções de Lúcio Rodrigues faz parte do Projeto Protagonistas

10293 acessos

Imagens do 4º encontro | fotos: Alessandra Patrícia 
Projeto estimula inclusão social de crianças e adolescentes

Em parceria com o Centro Cultural de Benfica (CCB), o projeto "Protagonistas" busca incentivar o exercício pleno da cidadania por meio do protagonismo juvenil, com uma metodologia inovadora em que o adolescente desenvolve e conduz a formação de outros adolescentes. Este projeto estimula a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio de ações complementares à escola formal visando a educação em direitos humanos, vivência comunitária, história local e memória social.

Duda e Danilo, estudantes da periferia de Juiz de Fora, são os formadores do projeto “Protagonistas: escola de cidadania”, da Pastoral do Menor (PaMen). Eles que ingressam na Universidade Federal com trabalho social, tiveram mais de três anos de formação em Belo Horizonte. Conheceram um pouco de políticas públicas, da importância do Estatuto da Criança e do Adolescente e da necessidade de intervir na sociedade, sob princípios democráticos. Formação que faz a diferença agora que estão na universidade. “Na pastoral conhecemos a realidade, temos consciência, aprendemos a viver em grupo. Então a gente não vai fazer faculdade e ser profissional pensando só em si, mas também nos outros”, comenta Eduarda. Para Danilo, a vivência na pastoral foi decisiva para escolha do curso. “Já fazendo as provas do PISM na UFJF em 2007 pensando em cursar engenharia elétrica, mudei de ideia, devido a uma transformação brusca no meu de projeto de vida. Minha família não concordou muito, mas com carinho acolheu essa minha alternativa”.

   
Imagens do 1º encontro em 20/03/2010 | fotos: Duda 
Lançamento do projeto | fotos: Duda 

Todas essas perspectivas foram apresentadas a outros adolescentes das escolas públicas da região no lançamento do projeto, que aconteceu dia 18 de março, no Centro Cultural de Benfica e integrou as atividades da Campanha da Fraternidade Ecumênica, sob o tema Economia e Vida, na Paróquia de Benfica, quando houve a exibição do DVD da campanha para toda a comunidade. O projeto Protagonistas inclui oficina de cidadania com os jovens, de comunicação com a jornalista Aline Junqueira e de serigrafia com o artista plástico Lúcio Rodrigues.

O objetivo é criar uma cadeia produtiva baseada na economia criativa e solidária, produzindo camisetas e ecobags que divulguem valores cidadãos e democráticos. Entretanto, o maior desafio para a concretização do projeto é a sustentação financeira. “Hoje nós temos voluntários e alguns recursos materiais, mas nos preocupa a manutenção dos jovens formadores no projeto”, destaca Aline Junqueira, coordenadora do projeto. Segundo ela, as famílias dos formadores precisam que eles contribuam no orçamento, fazendo-os trabalhar em outras áreas. É o caso de Danilo, que é office-boy de um escritório de contabilidade, das 8 às 18h e começou a estudar à noite. “Garantir a remuneração para estes jovens não só ajuda financeiramente, mas incentiva outros adolescentes a se espelharem neles. Os novos adolescentes vão acreditar que é possível atuar para a mudança da própria realidade e da comunidade e, ainda, que é possível ter um futuro profissional fazendo isso”.

Comente!

© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com