23/05/2018
Fogos de Artifício x Animais de Estimação

2134 acessos

Com a aproximação da Copa do Mundo, surgem novamente muitas dúvidas em relação aos Fogos de Artifício e os malefícios que podem causar aos nossos animais domésticos.

Sabemos que cães e gatos, principalmente, se estressam muito com os barulhos causados pelos fogos, levando muitas vezes à situações extremas e podendo causar até a morte do animal.

Precisamos ter cuidado, pois, ao se assustarem podem quebrar objetos dentro de casa e se cortarem; podem tentar quebrar o vidro em portas que o possuem e se ferirem gravemente; podem quebrar janelas, etc. Gatos podem se esconder em buracos e ficarem presos e até fugirem e não mais voltar. Cães podem sair desesperados pelas ruas e serem inclusive atropelados. Animais que sofrem de epilepsia e convulsões podem apresentar crises que causarão lesões cerebrais sérias e até a morte.

Se seu animal está incluído na lista de animais que reagem negativamente à esses fatos, podemos amenizar as consequências.

Antes de qualquer providência, o ideal é procurar um Médico Veterinário de sua confiança e relatar as reações do seu bichinho de estimação o quanto antes, para que possa receber orientações e em casos específicos, já entrar com a medicação necessária, e sabemos que alguns medicamentos precisam de alguns dias para apresentarem o efeito esperado.

Em casa, você poderá colocar cobertores nas portas de vidro e janelas, para evitar que se quebrem e o animal fique ferido. Pode retirar objetos do caminho que poderão também se quebrar e ferir o animal caso ele "surte" dentro de casa por excesso de ansiedade e medo.

Músicas clássicas também acalmam o animal nessas situações, sendo assim uma opção interessante.

Gatos que passeiam na rua, devem estar dentro de casa nos horários dos jogos para evitar que, ao se esconderem se machuquem ou se percam.

O truque do pano, que você consegue em vídeos na internet, são muito eficientes em cães, não podendo ser usado em gatos, que ficarão mais estressados ainda.

Bom, deixei aqui dicas básicas e reações mais comuns, devendo lembrar que cada animal é único e reage de forma específica, por esse motivo, o ideal sempre será procurar um profissional capacitado para informar qual melhor forma de proceder. Devemos lembrar que aves também precisam de cuidados. Informe-se.

Colunista
Keity Duque
Médica Veterinária

Visite a página no Facebook
KEITY DUQUE HOME CARE
Dicas e informações sempre atualizadas sobre animais
CURTA E COMPARTILHE!
Leia também:

NÃO ABANDONE SEU AMIGO, ELE JAMAIS ABANDONARIA VOCÊ!

ENTENDA A CINOMOSE. POR QUE VACINAR?

MAUS TRATOS A ANIMAIS - TIRE SUAS DÚVIDAS E DENUNCIE HOJE MESMO!
  
   Comente!

© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com