Fique Sabendo
Pedal Ecológico Benfica no Bicicletada JF - 22/09/2014

2446 acessos.

foto: Bicicletada JF

O grupo Pedal Ecológico Benfica marcou presença no Bicicletada de Domingo, dia 14 de setembro, onde aproximadamente 300 ciclistas se reuniram na praça do bairro Manoel Honório para participar do passeio organizado pelo MobiliCidade JF, em apoio ao projeto de implantação de uma ciclofaixa na avenida Rio Branco.

O projeto prevê a implantação de uma *ciclofaixa* aos domingos, no período da manhã, na pista da esquerda em ambos os sentidos da avenida, do Manoel Honório até o trevo do Bom Pastor.

Dentro de um ambiente familiar e com o apoio dos ciclistas da Polícia Militar e dos Agentes de Trânsito da SETTRA, os ciclistas puderam experimentar pedalar pela avenida com segurança e descontração. Alguns pela primeira vez... A alegria era contagiante!

Fonte: Bicicletada JF (facebook.com/BicicletadaJF)

Nesta quarta, 24/09, às 15h, haverá uma Audiência Pública, na Câmara Municipal de Juiz de Fora, Rua Halfeld, 955, Centro, para debater a mobilidade por bicicleta em Juiz de Fora e a proposta de criação de uma ciclofaixa de lazer aos domingos e feriados, com horário de funcionamento determinado, em uma das pistas (direita) da avenida Rio Branco.

O principal objetivo da audiência é colher informações junto à sociedade e oferecer aos interessados a oportunidade de encaminhamento de suas reivindicações, opiniões e sugestões sobre o assunto.

Por que debater a mobilidade urbana por bicicleta em Juiz de Fora?

Juiz de Fora, uma cidade com quase 600 mil habitantes, não consegue oferecer, satisfatoriamente, opções de diversão para sua população - que sofre com a falta de espaços públicos destinados ao lazer e a prática de esportes.

A proposta da ciclofaixa na avenida Rio Branco é uma demanda antiga dos cidadãos que sentem essa carência, principalmente nos finais de semana.

Vantagens:

-- Baixo custo: o projeto tem custo baixo e é de fácil execução: a implantação da ciclofaixa necessitaria de tinta e placas de sinalização, somente.

-- Desenvolve o comércio: há também a vantagem econômica - nas cidades que investiram em infraestrutura cicloviária, observou-se aumento nas vendas do comércio local.

-- Segurança: outra vantagem é a redução no número de acidentes, muitos dos ciclistas que utilizam a ciclofaixa também são motoristas, entendem que devem respeitar quem está pedalando, ao avistar um ciclista tomarão muito mais cuidado.

-- Qualidade de vida: o incentivo ao uso da bicicleta traz benefícios para toda a sociedade, melhora a qualidade do ar, evita doenças, diminui os engarrafamentos, beneficiando toda a população - inclusive para aqueles que não pedalam.

  
    Comente!
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com