Fique Sabendo
Comunidade protesta contra o descaso da PJF com a saúde na Zona Norte - 11/03/2014

2623 acessos.

Nesta quarta (12/03), a partir das 8h, o Conselho Local de Saúde e o movimento Benfica bem melhor realizam um ato em frente à UAPS-Benfica, no prédio onde funcionava a Policlínica. O objetivo é pedir à Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, em visita na unidade, que cobre do Executivo um trabalho efetivo na região.

A conservação de todo o prédio é mal realizada, o pedido de clínico geral não foi atendido e não há reposição do quadro médico, quando algum profissional se afasta por qualquer motivo. Recentemente, dia 7 de março, a empresa contratada para prestação de serviços de Raio X tentou retirar o equipamento lá instalado. A proprietária alega, na rede social do grupo Benfica bem melhor, que “foi realizada uma nova licitação da qual a unidade norte não foi incluída”, e que devido aos “atrasos constantes” nos pagamentos não poderiam manter o serviço ali.

Não é a primeira vez que o fato acontece. Durante o ano de 2013, os conselheiros locais de saúde tiveram que intervir não só para manter o serviço de Raio X como também o aparelho de ar condicionado. “Parece que não há qualquer controle da administração sobre os equipamentos, as pessoas chegam aqui dizendo que têm ordens para retirar. A Secretaria informa que não deu ordem, mas volta e meia bate alguém. Temos a impressão que se dormirmos no ponto, a unidade vai ficar só no tijolo”, alega Geraldo Zeferino, presidente do Conselho Local de Saúde.

Os problemas na UAPS-Benfica e na UPA Norte já foram levados ao conhecimento da prefeitura e da câmara, segundo as lideranças. A PJF sinalizou a possibilidade de retomar o atendimento secundário na região por meio da implantação de um “Centro de Especialidades” no local. “Nós apresentamos essa discussão, encaminhamos ao Conselho Municipal de Saúde e ao Secretário José Laerte, desde julho do ano passado. Retomamos o debate na Câmara Itinerante, em agosto, e nas discussões sobre o Plano Plurianual, realizadas em outubro. Não aguentamos mais falar a mesma coisa e não ver qualquer ação nesse sentido”, argumenta Aline Junqueira, presidente da Associação de Moradores do Bairro Benfica. Ela informa que o movimento negociou emenda parlamentar com a Deputada Federal Margarida Salomão para garantir as obras e equipamentos do Centro de Especialidades. No dia 21 de março, termina o prazo para que as prefeituras enviem seus planos de trabalho. “Nós não conhecemos projeto algum, não há qualquer cronograma discutido com o Conselho Local de Saúde. Tememos que não haja execução da emenda, ou apareça um projeto sem sentido, por incompetência da Secretaria que não tem controle sobre seu próprio patrimônio”, complementa.

A situação na UPA também é grave. Segundo as lideranças, por conta da remuneração baixa, pagamentos atrasados e falta de médicos são frequentes na unidade. Além disso, acadêmicos de medicina e outros profissionais de saúde trabalham sem supervisão adequada. “A imprensa já denunciou, nós pedimos a revisão do contrato com a empresa, mas a resposta da Prefeitura foi renovar esse contrato sem cobrar efetivamente qualquer contrapartida”, argumenta Zeferino, que chegou a questionar junto ao Conselho Municipal óbitos de pacientes triados como verde (sem urgência no atendimento) e não obteve retorno.

O ato está marcado para as 8h desta quarta (12/03), em frente à UAP-Benfica (Policlínica), à rua Guararapes esquina com a rua Henrique Dias.



Abaixo vejam trecho do último documento entregue ao Executivo, especificamente à Secretaria de Governo (16/01), com as ponderações das lideranças das Zona Norte sobre as respostas da PJF aos requerimentos da Câmara Itinerante. Os textos RZN são as considerações do movimento.



Secretaria de Saúde

· Retomada do atendimento secundário (regional) e ampliação do atendimento por demanda espontânea da atenção básica (principalmente clínico) na Policlínica de Benfica;

- Retomada da realização de exames laboratoriais na Policlínica de Benfica;

- Retomar a realização do trabalho de controle e prevenção com grupos específicos (hipertensos, diabéticos, obesos, idosos, mulheres, homens, etc).

R – Há projeto de criação de um Centro de Especialidades para o antigo prédio da Policlínica de Benfica. O recurso já foi previsto para orçamento de 2014. Hoje já funciona no local uma unidade tradicional de atenção primária na parte inferior. As UAPs realizam grupos educativos, de controle e acompanhamento da população adstrita de acordo com a demanda.

RZN – Sobre o projeto para o Centro de Especialidades ele não foi apresentado oficialmente à comunidade (CLS) especificando o que estaria previsto e etapas de sua implementação.

Hoje funciona mal a unidade tradicional de atenção primária, com insuficiente quadro médico clínico e de enfermeiros, sobrecarregando a UPA Norte. Na verdade, está sendo retomado o grupo de hipertensos e diabéticos, mas é necessário urgentemente intensificar este trabalho, principalmente com relação à gravidez na adolescência, climatério, saúde do homem, idosos (falta um trabalho com pacientes domiciliares) e saúde mental.

Deixamos registrado que por várias vezes no ano de 2013 membros do Conselho Local de Saúde tiveram que intervir para evitar que o pouco dos equipamentos remanescentes (Raio X e até ar condicionado) fossem removidos por outros setores da prefeitura.

A marcação de consultas continua sendo um grave problema com recorrência de denúncia de vendas de vaga ou predileção no atendimento para o encaminhamento no atendimento secundário.


· Atendimento à população das áreas descobertas pelo Programa Saúde da Família;

- Ampliação de atendimento com mais médicos, técnicos e equipes do Programa Saúde da Família nas Unidades de Saúde dos bairros Barreira do Triunfo, Nova Era II, Santa Cruz e nos demais bairros da zona Norte, incluindo os Bairros da Zona Rural;

- Aumento de Equipe do Programa Saúde da Família (PSF) nos bairros Barreira do Triunfo e Cachoeira BR 267.

R – A expansão do número de equipes se dará a partir da reterritorialização do Município, conforme estudos que estão sendo feitos.


RZN – Solicitamos o cronograma de implementação


· Maior atenção no cumprimento da regularidade de horário, de abastecimento de insumos e medicamentos, e melhoria no atendimento em todas as unidades.

R – O problema será resolvido com a criação das farmácias regionais.


RZN – Solicitamos o cronograma de implementação


· Melhoria do atendimento na UPA Norte, com maior respeito, qualidade e maior humanização do atendimento;

- Maior fiscalização por parte dos Conselhos de Saúde e da Secretaria de Saúde quanto à qualidade no atendimento e regularização do horário dos profissionais da Saúde, coibindo ainda a venda de vagas por usuários.

R – A Subsecretaria de Atenção Primária já aprovou e divulgou aos Profissionais a implantação do Plano Diretor da Atenção Primária em Juiz de Fora, com o objetivo de uniformizar, organizar e melhorar a prestação de serviços de atenção primária de toda a rede. Será feito um grande investimento na qualidade dos serviços prestados à população a partir de 2014.

· Maiores esclarecimentos aos usuários quanto à efetivação do Protocolo de Manchester (classificação de riscos em urgência e emergência).

R – Esta ação será programada já para o próximo ano.

· Divulgação para a população das vagas ociosas para médicos especialistas existentes na Policlínica de Benfica.

R – Será divulgado quando da criação do Centro de Especialidades, nos moldes propostos do Siga Saúde.

· Atendimento pela UPA Norte para realização de curativos nos finais de semanas e feriados.

R – Cabe às UPAs o atendimento de urgência e emergência segundo critérios do Protocolo de Manchester, sendo que nos horários e dias que as UAPs não prestam assistência são realizados os curativos conforme procura dos usuários.

· Revisão da terceirização da UPA Norte.

R – O contrato está sendo revisto para inclusão de metas de qualidade da atenção.


RZN – Diante de todas as reclamações e matérias veiculadas na Imprensa sobre os sérios problemas na UPA Norte no ano de 2013, requeremos informação sobre quais são as “metas de qualidade da atenção” que foram negociadas com a prestadora do serviço para a renovação do seu contrato e quais foram as novas medidas de acompanhamento adotadas pelo Executivo. Registramos a falta de ortopedista no último fim de semana, a constante reclamação sobre o despreparo de funcionários para o atendimento de urgência e a alta rotatividade no quadro técnico e médico.

Frisamos que foi solicitada a “revisão” do contrato com a prestadora de serviços da UPA Norte tanto na Câmara Itinerante como também no documento do movimento Benfica bem melhor para inclusão no PPA.


· Construção de unidades de saúde nos bairros Vila Esperança II, Novo Triunfo, São Damião, Ponte Preta, Cachoeira BR 267.

R – Por enquanto, ainda não há indicação para construção de unidades de saúde para estes locais, dado a proximidade e cobertura das que estão próximas.


RZN – Na ausência desta possibilidade, é urgente que haja equipes de saúde da família visitando as localidades.

  
    Comente!
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com