Matéria Especial
 
PRIMAVERA BRASILEIRA – SIBIPIRUNA EM FLOR  -  27/09/2013

3629 acessos.

 

A primavera no hemisfério sul começou dia 22 de setembro e já no primeiro dia observou-se a elevação da temperatura com os dias claros e um sol radiante. Isso não permanece durante a temporada de quatro meses tal qual ocorre no hemisfério norte. Nos trópicos a natureza se manifesta verde com suas árvores florescendo em espécies multicoloridas, regadas pelo jardineiro celestial. Exemplo é a Sibipiruna da foto com suas folhas verdes e suas flores amarelas. O qualificativo da planta é de origem tupi-guarani que significa árvore grossa de casca preta. Cada vez mais urbanos, chegaram com a primavera, as maritacas e os sabiás.
Durante séculos os brasileiros foram criados tendo por base, a cultura européia através da literatura, hábitos e costumes, também cultivando plantas exóticas em seus jardins. Livros e o cinema contribuíram para essa equívocada aculturação. Felizmente hoje estamos nos encontrando com o que é nosso. E exemplo disso é sibipiruna ornamentando um local público. Muitas outras árvores de nossa flora também florescem na primavera, assim como os ramos; por exemplo, o capim dourado, o alecrim cheiroso, a sempre-viva. E os nossos poetas e trovadores:

De novo as flores se abriram
e o que era inverno, já era...
Logo as notícias se ouviram,
anunciando a primavera!

Agostinho Rodrigues – Campos-RJ


Colaboração M.R.Gomide - jornalista
Fotos: Gabriel Venzi

      Clique na imagens para ampliar
primavera_por_gabriel_venzi-2 primavera_por_gabriel_venzi-3 primavera_por_gabriel_venzi-4 primavera_por_gabriel_venzi-5
  
    Comente!
 
Comentários:

Alessandra Patrícia - Benficanet - 01/10/2013
Matéria agradável nos levando a refletir sobre esta adorável estação! Sr. Gomide sempre muito atento à belezas de nosso cotidiano, nos dedica esse momento em Primavera... Obrigada!

© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com