.................................................................................................................................................................
Fique Sabendo
Líder comunitária da Ponte Preta recebe homenagem - 20/03/2013

5011 acessos.

Almerinda da Silva Hora, negra, militante política e liderança comunitária recebeu em dia 20 de março,  no Centro Cultural de Benfica, homenagens de familiares, amigos e do PMDB local, pelos seus 94 anos. Fundadora do partido em Juiz de Fora, Almerinda começou a militância ainda criança. "Eu entrei para a política porque achava que a mulher tinha que ter direito", conta. Assim, nos tempos de Getúlio, a "negrinha" do Gabriel Matias Barbosa, o avô, acompanhava-o cadastrando mulheres para votarem, cujo direito foi conquistado em 1932. O avô era o "capataz de confiança" do Coronel Antônio José Sobreira, um fazendeiro da região de Benfica que foi assassinado e deixou as terras do Sítio Ponte dos Pires para o empregado que ficou conhecido como Gabriel Sobreira.

Essas terras "herdadas" deram origem ao atual bairro Ponte Preta, cujo povoamento iniciou com a própria família. Nascida das mãos da avó, Maria Catarina Barbosa, parteira de mais de três mil bebês da região, Almerinda é a história viva da região de Benfica e do Brasil. Viu as batalhas da Revolução de 1930, participou ativamente do movimento comunitário dos dois bairros, foi pioneira no movimento negro e de mulheres. Lutou mais de meio século pela passagem que acabou com a segregação entre Benfica e a Ponte Preta, pois o acesso a este bairro por muito tempo era pelos trilhos do trem sobre o rio Paraibuna. Posteriormente, anexaram uma pinguela ao pontilhão e somente em 2001 foi inaugurada a ponte de concreto.

Toda essa história foi lembrada na quarta (20/03), quando amigos e familiares a homenagearam. Um vídeo com depoimentos de Almerinda concedidos à jornalista Aline Junqueira pelo projeto Benfica da Gente e Anguzada foi apresentado e ela recebeu uma placa do PMDB.

 
  
    Comente!
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com