...........................................................................................................................................................................
Fique Sabendo
"Na Cozinha com Tia Nastácia"
 
Contação de estórias na Biblioteca de Benfica  -  19/04/2012  

Está acontecendo na Biblioteca Delfina Fonseca Lima em Benfica a Semana do Livro Infantil promovida pela Funalfa e nesta quinta-feira (19) o Benficanet foi conferir de perto, presenciando singelos sorrisos e olhinhos atentos e curiosos de alunos do Centro Educacional Casinha Feliz, que acompanharam as estórias contadas pela "Tia Nastácia", interpretada pela professora Vanda Maria Ferreira.

"Na cozinha com Tia Nastácia" os alunos acompanham e ajudam a preparar massa para bolinho de chuva
 
Fátima Aguiar, Vanderlei Tomaz, Carlos França e Iriê Salomão - parte da equipe da Biblioteca Municipal Murilo Mendes (BMMM)
Carlos França, Sérgio*, Fátima Aguiar, Roseli* e Ademir Fernandes* -  *equipe da Biblioteca Delfina Fonseca
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Funalfa promove Semana do Livro Infantil com diversas atividades lúdicas  -  16/04/2012

Bate-papo com autores de obras infantojuvenis, exposições, exibição de filmes e contação de histórias são as atrações da Semana do Livro Infantil, promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora/Funalfa, de 16 a 20 de abril, na Biblioteca Municipal Murilo Mendes (BMMM – Praça Antônio Carlos, s/n - Centro) e na Biblioteca Delfina Fonseca Lima (sucursal de Benfica – Rua Marília, 631 - Benfica).
Para o público em geral, não é necessário inscrição prévia para participar das atividades. No entanto, as escolas que desejarem levar turma de alunos, devem agendar gratuitamente sua participação nas sessões de filmes pelo telefone 3690-7053. As inscrições para o Bate-papo com o Autor já estão esgotadas.
Nas sessões de filme, os participantes poderão conhecer melhor as histórias que envolvem os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, uma das principais obras de Monteiro Lobato. Já na exposição de obras literárias, o público poderá conferir outros títulos do autor, além de publicações de juiz-foranos editadas com patrocínio da Lei Municipal Murilo Mendes de Incentivo à Cultura.
Na Biblioteca Delfina Fonseca Lima (Benfica), além das sessões de cinema, acontece a contação de histórias “Na cozinha com Tia Nastácia”. Além de ouvir contos, as crianças poderão aprender a fazer os famosos bolinhos de chuva da Tia Nastácia.

Confira a programação completa:

· Dia 16 de abril (segunda-feira)
9h – Bate-papo com a autora Magda Trece (Setor Infantojuvenil - BMMM)
10h – Sessão de filme “Sítio do Pica-pau Amarelo” (Biblioteca Delfina Fonseca Lima) - Benfica
15h – Sessão de filme “Sítio do Pica-pau Amarelo” (Biblioteca Delfina Fonseca Lima) - Benfica

· Dia 17 de abril (terça-feira)
9h – Contação de história “Na Cozinha com Tia Nastácia” (Biblioteca Delfina Fonseca Lima) - Benfica
9h – Bate-papo com o autor Marcelo Manhães (Setor Infantojuvenil - BMMM)
15h – Bate-papo com a autora Maria Helena Sleutjes (Setor Infantojuvenil - BMMM)

· Dia 18 de abril (quarta-feira)
10h – Sessão de filme “Sítio do Pica-pau Amarelo” (Setor Infantojuvenil - BMMM)
10h – Sessão de filme “Sítio do Pica-pau Amarelo” (Biblioteca Delfina Fonseca Lima) - Benfica
15h – Bate-papo com a autora Marilda Ladeira (Setor Infantojuvenil - BMMM)
15h – Sessão de filme “Sítio do Pica-pau Amarelo” (Biblioteca Delfina Fonseca Lima) - Benfica

· Dia 19 de abril (quinta-feira)
9h – Contação de história “Na Cozinha com Tia Nastácia” (Biblioteca Delfina Fonseca Lima) - Benfica
15h – Bate-papo com os autores Mary e Eliardo França (Setor Infantojuvenil - BMMM)

· Dia 20 de abril (sexta-feira)
9h – Sessão de filme “Sítio do Pica-pau Amarelo” (Biblioteca Delfina Fonseca Lima) - Benfica
10h – Sessão de filme “Sítio do Pica-pau Amarelo” (Setor Infantojuvenil - BMMM)
15h – Sessão de filme “Sítio do Pica-pau Amarelo” (Setor Infantojuvenil - BMMM)
15h – Sessão de filme “Sítio do Pica-pau Amarelo” (Biblioteca Delfina Fonseca Lima) - Benfica

· De 16 a 20 de abril
- Exposição dos livros e material sobre Monteiro Lobato (revistas, textos biográficos e fotos) e exposição de livros infantis dos autores da Lei Murilo Mendes (Biblioteca Municipal Murilo Mendes e na Biblioteca Delfina Fonseca Lima)

--
Outras informações na Assessoria de Comunicação da Funalfa pelos telefones 3690-7044 / 7045

Informações complementares sobre autores convidados:

:: Magda Trece ::
A escritora e contadora de história Magda Trece, de Mar de Espanha, possui dois livros infantis lançados com o patrocínio da Lei Municipal Murilo Mendes de Incentivo à Cultural: “O Livro Amarelo”, de 2008, e “O Jogo das Profissões”, de 2011.

:: Marcelo Manhães ::
Marcelo Manhães é mineiro de Juiz de Fora, viveu boa parte da vida no Rio de Janeiro e mais tarde mudou-se para São Paulo. Atualmente reside com a esposa e filhos em sua terra natal.
Seu primeiro livro publicado, “O Jequitibá”, já se encontra em sua quinta edição. Após o sucesso, Manhães publicou mais quatro livros: “O Peixe”, “O Ladrão de Nuvens”, “Tartaruga Verde da Cara Rosada” e “O Urso Popular”, sendo os três últimos patrocinados pela Lei Municipal Murilo Mendes de Incentivo à Cultural.

:: Maria Helena Sleutjes ::
A escritora Maria Helena Sleutjes é professora universitária e bibliotecária. Tem vários livros publicados sendo dois na área de literatura infantil: O baú das poetas piratas (2007) e Theodoro & Marina: confidencial (2009). Desenvolveu um Programa de Incentivo a Leitura que idealizou em 1981 no Centro Educacional Arlinda Donadello Moreira na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Destinado para crianças de 6 a 12 anos de idade, apresentou resultados excelentes: as crianças que atingiram a meta de ler 50 livros durante um semestre letivo, tornaram-se leitoras como se constatou posteriormente por meio de pesquisa. Este programa vem sendo aplicado com êxito no Colégio dos Santos Anjos de Juiz de Fora desde 2005.

:: Marilda Ladeira ::
Marilda Ladeira é mineira de Belo Horizonte e vive em Juiz de Fora desde a década de 50. Tem mais de 40 anos de experiência reconhecida na área literário-jornalística e de publicidade e propaganda. Poeta, contista e cronista, tem publicados os livros “O enunciado da flor e da pedra” (1978) e “As coisas findas” (2002), este selecionado e editado através da Lei Murilo Mendes. Premiada em concursos, já teve participação em várias coletâneas de todo o Brasil. Letrista de música tem composições gravadas pelo grupo Lúdica Música! (“Clara Evidência”) e pela cantora Ana Carolina (“Tô caindo fora”).
Em 2011 lançou o livro “Viver Poesia”, editado com recursos da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, que tem temática infantojuvenil e poemas que abordam o universo lúdico e antigas brincadeiras de crianças.

:: Mary e Eliardo França ::
Mary e Eliardo França se conheceram em um baile de carnaval. A partir de então a parceria rendeu trabalhos de sucesso. Em 1974 foram convidados pela Editora Ática para produzir livros para crianças pequenas, com pouco texto. Foi assim que surgiu a “Coleção Gato e Rato”, uma das mais elogiadas e mais utilizadas pelos professores em sala de aula.

Livro Tartaruga verde da cara rosada, de Marcelo Manhães
O livro amarelo, de Magda Trece
Assessoria de Comunicação da Funalfa (32) 3690-7044

5027 acessos

  
    Comente!
 
 
Confira todos acontecimentos clicando aqui!
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com divulgando ações sociais - contato@benficanet.com