..............................................................................................................................................................
Colunistas Ver todas as colunas
 
TURISMO
por M. R. Gomide

9563 acessos.

..............................................................................................................................................................
DISTRITOS E VILAS DE JUIZ DE FORA

Texto e fotos: M.R.Gomide - jornalista
A reportagem do Benficanet esteve nos distritos de Juiz de Fora: Torreões e Rosário de Minas.
Também esteve nas vilas de Humaitá e Caeté, que pertencem respectivamente aos distritos de Torreões e Sarandira, este, distante 45 quilômetros da sede do município e que será focalizado oportunamente.

São comunidades mantendo suas tradições, hábitos e costumes. Linhas de ônibus diários interligam esses distritos e vilas, ao centro urbano de Juiz de Fora, em diversos horários.
Rosário de Minas  - distrito de Juiz de Fora - MG
Torreões - distrito de Juiz de Fora - MG  Igreja de São Francisco de Paola, Padroeiro dos Turistas - em Torreões
Duas curiosidades:

1ª : habitantes de Rosário de Minas afirmam que o referido distrito é mais antigo do que a cidade de Juiz de Fora. Tal ocorrência poderia ser comprovada através de uma lápide existente no cemitério local.
2ª : O santo padroeiro de Torreões é São Francisco de Paola que também é padroeiro dos jornaleiros e dos turistas.

Conta-se que o jovem Francesco regressando a pé, de Assis, na Itália, puxando seu burrico, ouviu uma mensagem dizendo que ele deveria dirigir-se à Ilha de Sicília e lá construir um campanário. Chegando à sua terra natal, a litorânea cidade de Paola no sul da Itália, Francesco pediu aos barqueiros que o levassem à Sicília. Todos eles recusaram. Francesco segurou seu manto deixando que uma ponta do mesmo tocasse a areia e colocou seus pés sobre a ponta do manto. Soprou um vento que enfunou o manto e assim Francesco atravessou o canal de Messina ante o espanto dos incrédulos barqueiros.
Chegando à praia na Ilha da Sicília, Francesco ajoelhou-se e rezou: agradeço a Ti, Senhor, a boa viagem que fiz; rogo a Tua proteção para um regresso feliz. Hoje é considerada a Prece dos Turistas.

No final do século passado, uma comitiva de membros da Ordem dos Mínimos da cidade de Paola na Itália, visitou a igreja de Torreões, trazendo uma relíquia do santo: um pedaço de seu fêmur numa caixa de bronze com uma tampa envidraçada, podendo-se ver a referida relíquia assim exposta durante missa celebrada na Igreja de Torreões.
Humaitá - rodovia de acesso Humaitá 2 - vila pertencente ao distrito de Torreões - município de Juiz de Fora
Caeté - vila pertencente ao distrito de Sarandira - município de Juiz de Fora - MG
publicado em 14/09/2011
M.R.Gomide – jornalista
Presidente ABRALTUR - Ação Brasil Para o Turismo

www.abraltur.com.br
mrgomide@yahoo.com.br
Comentários:

Rodrigo Phanardzis Ancora da Luz - Mangaratiba - 06/05/2019
Bem interessante a matéria. Morei em Juiz de Fora muitos anos mas não cheguei a conhecer alguns desses lugares. Não imaginava que o Município pudesse ser tão extenso.

Líria Adriane de Oliveira - Bairro Bandeirantes - Juiz de Fora - MG - 17/06/2017

Achei a matéria muito interessante e gostaria de obter maiores informações sobre os distritos e volas de JF, sobretudo de Rosário de Minas, onde nasci. Tenho curiosidade de saber, por exemplo, qual é a origem do nome do vilarejo. Por quê 'Rosário de Minas'? Quem deu esse nome à vila? Quando e por que Rosário passou a se chamar Vila Augusto Franco? Conto com a atenção e apoio do Benficanet para esclarecer essas e outras dúvidas. Parabéns pelo trabalho do Benficanet que, sem dúvida, é excelente! Atenciosamente, Líria Adriane de Oliveira - professora da Rede Municipal de Juiz de Fora e Rosarense.

Edson R Souza - Vale Verde - Juiz de Fora - 14/09/2011

Muito interessante obter conhecimentos e curiosidades de locais que estão à porta de nossas casas e que nos passam despercebidas. Nossa região é simplesmente maravilhosa.

Severina Sena Cardoso - Buritizal Macapá - AP - 22/11/2014

Prezado amigo, só posso elogiar pois essa matéria mostrando a beleza de sua cidade e muitos outros lugares, como um pouquinho do meu querido Amapá. Quer saber gostei da ideia do euro se tornar a moeda brasileira estou torcendo para se tornar realidade. Sou grata pela artista plástica, continuo pintando paisagens, natureza morta e outras técnicas mais avançadas procuro aprimorar meu estilo. Agradeço pela sua amizade. Até breve.

M.R.Gomide - Santa Helena - Juiz de Fora - MG - 02/10/2014
Caríssima e saudosa, Severina – Sena Cardoso - Muito bom receber seu e-mail através do Portal BENFICANET, no qual temos a honra de merecer um espaço. Claro que não me esqueço dessa amiga e conceituada artista plástica. Fale-me de suas obras mais recentes. O colorido tropical do Amapá é uma constante inspiração. Agora por exemplo lembrando-me de ti com mais frequência, porque estou matutando um artigo para o BENFICANET, referente a uma idéia que se concretizada, começaria pelo Amapá. Estou pensando em sugerir que o Brasil adote o Euro –moeda européia – A justificativa principal: o Brasil confronta-se com a França aí bem perto de você através da Guiana francesa, onde a moeda é o euro. O Brasil já construiu a Ponte Internacional sobre o rio Oiapoque, fronteira fluvial do Brasil-Guiana. Muitos brasileiros já residem e trabalham na Guiana, recebendo em euro. O Brasil tem um histórico de amizade com a França, desde os tempos da implantação do governo republicano no Brasil. A França esteve ao lado dos republicanos brasileiros contra a monarquia do imperador Pedro ll apoiada pela Inglaterra. São fatos históricos que têm a ver com essa confrontação Brasil-França. Você que está aí bem perto: qual a sua opinião? Aguardando sua resposta. Grande abraço.

Macapá, capital do Amapá e a Ponte Internacional – Brasil-Guiana francesa





Severina Sena Cardoso - Buritizal Macapá - AP - 02/10/2014
Gomide você é um grande jornalista, sabe como ninguém explorar as belezas de sua terra.

Asséde Paiva -  Volta Redonda - RJ - 15/09/2011
Parabéns Gomide!!! Como você sabe sou rosarense e você fez excelente pesquisa local e conheceu minha prima Lucília ex-miss Rosário.

Alessandra Patrícia (Benficanet) - 14/09/2011
Sr. Gomide, o Benficanet agradece pelo empenho e carinho ao produzir essa matéria especialmente para o site. Mostrar nossos arredores e um pouco de suas histórias é bastante enriquecedor e ainda acompanhando lindas fotografias. Sua participação é sempre um prestígio! Abraço!
    Comente!
 
 topo
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com